1. FKB
  2. Artigo
  3. Aco inox ou ferro fundido qual a melhor opcao

Contato Rapido

MENU
FKB

Aço Inox ou Ferro Fundido, Qual a Melhor Opção?

Identificamos a melhor matéria-prima para incorporar em nossos equipamentos e compartilhamos essa informação com você.

Por Dia

Aço Inox ou Ferro Fundido, Qual a Melhor Opção?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhe no Facebook00
  • Compartilhe no Google Plus00
  • Compartilhe no Twitter

Seguindo as melhores práticas do mercado e sempre buscando o que há de mais eficaz em tecnologia e matéria-prima para oferecer produtos de qualidade, o time FKB busca constantemente por desenvolvimentos, testes e comparações de cada item que compõe a fabricação de seu portfolio de equipamentos.

E quando falamos em Comportas, as de fabricação através de Aço Inoxidável (AWWA C561) se destaca em relação às de Ferro Fundido (AWWA C560), em diversos aspectos.

Devido a sua fabricação Laminada, permite sua conformação e construção sob medida, diferente ao Ferro Fundido a qual necessita de Molde para sua fabricação, limitando assim em medidas padronizadas.

Com sede auto ajustável, composto por elastômero, material elástico o qual tem contato com material inoxidável, garante perfeito assentamento, vedação e mínimo torque de acionamento, contrario a comportas de Ferro Fundido, as quais possuem sede metálica de bronze, extremamente duro, e vosso ajuste e aperto é dado através de Cunhas, aumentando ainda mais o atrito e esforço no mecanismo de acionamento. E vale lembrar que sedes metálicas não garantem em nenhum momento estanqueidade 100%, já as de elastômero sim.

Por ter sua construção sob medida, além de permitir adaptarem-se as medidas da obra mesmo que sejam quebradas ou desconformes, sua versatilidade estende-se também a sua estrutura, do qual é calculada e desenvolvida para a pressão hidráulica desejada, sendo que comportas de Ferro Fundido possuem métricas pré-definidas (23 MCA para Montante e 11MCA para Jusante) devido ao molde. Fator importantíssimo, visto que garante as Comportas de Aço Inoxidável ter Menor Peso, o que naturalmente também assegura Menor Torque de Acionamento.

Oxidação é algo irrelevante a Comportas de Aço Inoxidável, pois como o próprio nome do material informa, Inoxidável e não oxidável (*1). O que consequentemente elimina Pintura de Proteção. Já as comportas de Ferro Fundido, em busca de proteção a Oxidação, pratica-se pinturas Betuminosa ou epóxi.

E para finalizar com chave de ouro, as Comportas de Aço Inoxidável por incrível que pareça, ainda consegui chegar a custo inferior as Comportas de Ferro Fundido.

Seu peso é tão menor comparado as Comportas de Ferro, que além de permitir sistema e conjunto de acionamento mais em conta, também consegui compensar a diferença de custo da Matéria Prima, Ferro Fundido x Aço Inoxidável (*2).  

(*1) Existem centenas de Tipos de Materiais Inoxidáveis, e o mesmo deve ser estudado conforme cada aplicação, a fim de evitar possível oxidação ou corrosão inesperada. Nesse estudo foi considerado Inox, ASTM A240 TP 304 (AISI 304).

(*2) Conforme estudo, as comportas de Aço Inox ficam mais competitivas a partir de 400mm de tamanho.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhe no Facebook00
  • Compartilhe no Google Plus00
  • Compartilhe no Twitter


Podemos Ajudar?