1. FKB
  2. Artigo
  3. Saneamento basico e o uso de valvulas em aguas residuais esgoto

Contato Rapido

MENU
FKB

Saneamento Básico e o uso de Válvulas em Aguas Residuais (Esgoto)

Cuidado e Dificuldade das Válvulas quando aplicadas no Esgoto.

Por Dia

Saneamento Básico e o uso de Válvulas em Aguas Residuais (Esgoto)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhe no Facebook00
  • Compartilhe no Google Plus00
  • Compartilhe no Twitter

Antes de definir ou escolher um tipo de válvula para qualquer que seja a aplicação é muito importante que seja completamente compreendido o fluido e qual será sua função, dessa maneira, vamos estudar um pouco sobre Aguas Residuais ou mais conhecido como Esgoto.

As águas residuais contêm, basicamente, matéria orgânica e mineral, em solução e em suspensão, assim como alta quantidade de bactérias e outros organismos patogênicos ou não.

Outros produtos podem ser indevidamente jogados descarga abaixo e lançados na rede de águas residuais, como estopas, chupetas e outros materiais relacionados a crianças, objetos de higiene feminina, tais como absorventes, ou ainda produtos tóxicos de origem industrial, preservativos usados, etc.

As águas residuais em decomposição anaeróbica produzem gases que, em espaços fechados, como tubulações ou estações, podem estar concentrados a níveis perigosos, exigindo o uso de material especial e equipes de resgate.

O gás sulfídrico é o principal responsável pelo cheiro característico do esgoto em decomposição anaeróbica, sendo que o gás mais perigoso presente é o metano, por ser explosivo, já tendo causado a morte de alguns operários de companhias de saneamento.

As águas residuais apresentam como sua principal característica, a presença de sólidos, um grande ou talvez um dos principais fatores que definem o tipo de Válvula a ser utilizada em sua contenção.

Os fatores de risco apresentados contraindicam o uso de Válvulas Borboleta, Válvulas Gaveta (Registro) e Retenção tipo Clasar, visto que seus funcionamentos são seriamente prejudicados quando há presença de sólidos no fluido em questão, tais como: Entupimento, Bloqueio, Travamento, não permite correto acionamento, desgaste, danos as Sedes e Obturadores.

Nesse sentido, respeitando a principal característica das Águas Residuais, as Válvulas do Tipo Guilhotina, ganham destaque, visto que seu conceito é literalmente a de uma Guilhotina, de cortar o fluido em questão e também apresenta Passagem Plena, o que permite perfeita fluidez dos processos e de seus sólidos.

Para complementar esse ganho, a FKB desenvolveu Válvulas Guilhotina focadas para tal setor, visando melhorar ainda mais seu desempenho, com alguns detalhes técnicos que completam seu funcionamento e durabilidade.

Passagem Revestida de Aço Inoxidável do qual protege o corpo de Ferro Fundido, Sede de EPDM Atóxico, do qual não contamina o fluido em questão, Raspador de UHMW (Polietileno de Ultra Alta Densidade Molecular), a fim de raspar e limpar a Faca, garantindo assim maior vida útil às Gaxetas (Vedação Superior).

Além dessa breve explicação, em nosso site também está disponível um comparativo de Válvulas Guilhotinas x Borboletas Bi Excêntricas e Válvulas Guilhotinas x Válvulas Gavetas.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhe no Facebook00
  • Compartilhe no Google Plus00
  • Compartilhe no Twitter

Veja Também

Artigos Relacionados



Podemos Ajudar?